O uso do termômetro digital com sensor infravermelho é um dos procedimentos obrigatórios para combater a Covid-19 em pontos comerciais, shoppings, clínicas, entre outros. Mas alguns apontam para a cabeça na hora de aferir, outros para o pulso.

Afinal, existe maneira correta? Será que a aferição em regiões diferentes modifica a temperatura? É isso que vamos descobrir nesse artigo.

Segundo a Anvisa, as especificações do termômetro infravermelho que determinam se a temperatura deve ser medida na testa ou no pulso. Mas, desde Setembro de 2020, a Instituição afirmou que, em território nacional, o dispositivo deve ser direcionado para a testa, pois afirmam que, se apontado para outra parte do corpo, pode levar a um erro de leitura. A não ser que tal procedimento esteja explícito e autorizado no manual do produto.

Sendo assim, existem termômetros que foram produzidos para serem utilizados no pulso, em vez da testa, no entanto, em geral, ele é feito para fazer a aferição na cabeça, desde a sua fabricação.

Médicos infectologistas recomendam a verificação pela testa, já que existe um padrão entre os termômetros infravermelhos.

Como funciona o termômetro infravermelho

Todo corpo devidamente aquecido emite ondas de infravermelho, ondas essas que são associadas ao calor. O termômetro infravermelho funciona captando essa onda de calor, convertendo assim, a energia térmica em energia elétrica, e determinando a temperatura do que foi aferido.

Como fazer uma aferição de temperatura segura

Segundo o Ministério da Saúde as etapas para uma aferição assertiva são:

  • Verifique se a manutenção do aparelho está em dia (bateria e calibração do infravermelho).
  • Higienize o aparelho (garanta que a lente esteja limpa).
  • A medição não deve ser feita sob a luz do sol para não alterar o valor exibido no visor.
  • Posicione o termômetro de maneira perpendicular à testa ou pulso (90º).
  • Informe o paciente qual a temperatura registrada nele.
  • Se a pessoa estiver com o corpo quente, peça a ela para esperar o calor do esforço passar.
  • Pessoas com boné e toucas também devem esperar alguns minutos antes de fazer a checagem com o termômetro.
  • Veja no manual de instruções qual deve ser a distância entre a lente ou sensor do instrumento e a superfície a ser medida.

É importante lembrar que somente o termômetro não é a forma eficaz de combater a Covid-19, pois alguns pacientes, mesmo contaminados com o vírus, podem não manifestar a febre. Por isso, segue sendo fundamental a utilização de álcool em gel, a não aglomeração e o uso de máscaras.

Na Ciruvale você encontra as melhores marcas e modelos de termômetros infravermelhos, assim como outros produtos para te ajudar na proteção contra a Covid-19.
Entre em contato agora e garanta o seu.

    Utilize o formulário abaixo para entrar em contato.