Sabemos que a cadeira de rodas é indispensável para muitas pessoas, tornando possível várias atividades diariamente. Ela não é apenas um acessório, para quem usa esse equipamento com frequência ela acaba se tornando a extensão do próprio corpo.

Investir um tempo na escolha de uma boa cadeira é necessário.

E quando falamos de uma cadeira de rodas para crianças?

Como deve ser feita essa escolha e o que considerar?

É isso que você vai descobrir neste artigo.

Quando se trata de cadeira de rodas para crianças, o recomendado é usar uma cadeira de rodas infantil adaptada em vez de um equipamento convencional utilizado por adultos. A cadeira infantil oferece não só modalidade, mas toda a segurança para a locomoção de uma criança.

Vamos entender as diferenças entre as cadeiras de rodas infantil e para adultos?

Aquelas que são feitas para crianças são mais coloridas, lúdicas, ao contrário das cadeiras para adultos. Mas em ambas existe conforto, segurança e estabilidade.

Conheça as características das cadeiras de rodas para criança

Elas não devem limitar as atividades das crianças, pelo contrário, devem permitir que a criança execute as atividades normalmente dia a dia, como brincar, ir para a escola, praia, parquinhos, entre outras.

A maioria das cadeiras de rodas infantis apresentam as seguintes características:

  • assento e encosto anatômicos;
  • encosto reclinável;
  • sistema de basculação (tilt);
  • apoio para os pés com regulagem de altura;
  • colete para sustentação do tronco;
  • rodas anti-tombo.

Saiba o que considerar para fazer sua escolha

Tamanho: existem cadeiras de rodas de diferentes tamanhos no mercado. Um dos principais critérios para escolher uma cadeira de rodas infantil é verificar o tamanho da cadeira de acordo com a criança que vai usá-la, para que ela possa utilizar o equipamento com conforto e segurança. Lembre-se que, cadeiras muito pequenas, por exemplo, serão desconfortáveis, e as muito grandes podem provocar acidentes. Há modelos que oferecem a opção de aumentar de tamanho e podem ser reguladas conforme a criança cresce.

Regulagem: observar se a cadeira de rodas oferece a possibilidade de regulagem. Cadeiras sem essa opção ficam mal ajustadas ao tamanho da criança e trazem problemas de coluna ou lesões no ombro. Por isso, prefira as cadeiras com a possibilidade de regulagem na inclinação, no encosto e no apoio para os pés.

Conforto: é preciso oferecer ao cadeirante uma boa qualidade de vida. As crianças podem se sentir desconfortáveis com o uso da cadeira de assento plano, por exemplo.Procure cadeiras leves, com assento e encosto anatômicos e confortáveis, que tenham uma estrutura que permita à criança ficar numa postura adequada e permanecer sentada com o menor esforço muscular possível.

A Ciruvale possui vários modelos de cadeira de rodas, para adultos e crianças.

    Utilize o formulário abaixo para entrar em contato.